Skip to Content
Marcelo Facuri Marketing Politico e Institucional

Marcelo Facuri Marketing Politico e Institucional

Estratégia em comunicação política, eleitoral, mandato, governos e institucional

  • Artigos
  • O que fazemos
  • Quem é Marcelo Facuri
  • Contato
Daqui a exatos 365 dias, os eleitores da sua cidade vão às urnas. Se você pretender se candidatar a um dos cargos em disputa no dia 6 de outubro de 2024, imagino que a pergunta que mais vem à mente, agora, seja: o que eu devo fazer?
Campanha Eleitoral

Falta um ano para eleição: o que devo fazer?

Daqui a exatos 365 dias, os eleitores da sua cidade vão às urnas para escolher quem vai definir os destinos da comunidade local, tanto no Executivo (Prefeitura), como no Legislativo (Câmara de Vereadores). Se você pretender se candidatar a um dos cargos em disputa no dia 6 de outubro de …

Continue Reading
Campanha Eleitoral

Vou ser candidato a vereador pela primeira vez. O que devo fazer?

À medida que se aproxima o ano eleitoral, cresce a ansiedade de muitos postulantes aos cargos eletivos em jogo. Em 2024, o Brasil vai escolher 58.208 vereadores, 5.567 prefeitos e 5.567 vice-prefeitos. Se os números gerais impressionam, imagine então a quantidade de concorrentes que você terá pela frente na disputa …

Continue Reading
Análise

Pesquisa sinaliza para eleição municipal mais pragmática e menos ideológica

O tradicional esquema de “seta de carro” deve perder ainda mais espaço nas eleições para prefeito e vereador daqui a pouco mais de ano. O pragmatismo deve ser mais preponderante no poder de decisão de voto do eleitor, que as questões ideológicas, como se o candidato é de espectro de …

Continue Reading
Análise

Até o político mais experiente precisa de assessoria profissional

Que há muito “mi-mim-mi” no mundo atual, realmente, é fato. Contudo, relativizar as ações e posturas não é o caminho mais indicado para um político. Na última quinta-feira, o presidente Lula concedeu entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, na Rede TV!. No dia seguinte, o Portal UOL estampou em uma de …

Continue Reading
Campanha Eleitoral

Como estar um passo à frente dos meus adversários em 2024

No dia 6 de outubro de 2024, os eleitores da sua cidade vão às urnas para decidir quem irá representá-los por mais quatro anos na Câmara de vereadores e na Prefeitura. Pode até parecer que ainda falta muito tempo, mas se você não começou a se preparar, a má notícia …

Continue Reading
Quando devo começar a fazer minha campanha para prefeitura ou câmara municipal nas eleições de 2024
Campanha Eleitoral

Quando começar a fazer campanha para eleições 2024

Daqui a um ano e meio começa o período de convenções partidárias para as eleições municipais de 2024. É mais um passo antes do prazo oficial de campanha política. Ainda estamos no início de 2023, contudo, certamente, há postulantes às prefeituras e câmaras municipais que já estão decididos a colocarem …

Continue Reading
Comunicação de Mandato

O que o político precisa fazer para ter sucesso?

Ter votos suficientes para se eleger e, depois, fazer um mandato bem avaliado pela população é o objetivo de todo político. O êxito nas urnas e o sucesso no mandato irão vir com trabalho e uma comunicação eficaz que cuide, essencialmente, da reputação do mandatário ao longo do tempo.

Continue Reading
Análise sobre a importância de começar a se preparar com antecedência para a reeleição
Análise

Minutos de leitura que vão salvar sua reeleição à Prefeitura

As eleições para o Governo do Estado de São Paulo em 2022 mostraram que o estilo de fazer campanha, definitivamente, passou a ser diferente do sempre foi adotado por políticos paulistas tradicionais. O terceiro lugar do tucano Rodrigo Garcia, que colocou fim à hegemonia de quase três décadas do PSDB …

Continue Reading

Instagram

  • Dezembro de 1995, o menino que queria ser jornalista começa a sua primeira experiência em comunicação: meus passos iniciais na rádio Difusora de Franca.

Junho de 2004, bem no último ano da faculdade, descobri uma nova área da comunicação: a comunicação política. 

Desde então, felizmente, só trabalhos e projetos exitosos em campanhas, mandatos e comunicação institucional. 

Ano passado, concluí a Pós-Graduação em MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político.

Hoje, foi a vez de iniciar uma nova experiência: compartilhar conhecimentos. Longe de ser um professor, mas foi bem bacana poder gravar as aulas dos três módulos do curso Conquistando Votos.
  • Que há muito “mi-mim-mi” no mundo atual, realmente, é fato. Contudo, relativar as ações e posturas não é o caminho mais indicado para um político. 

Na última quinta-feira, o presidente Lula concedeu entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, na Rede TV!. No dia seguinte, o Portal UOL estampou em uma de suas chamadas: “RedeTV!: Lula usa linguagem ultrapassada ao citar 'índio' e 'opção' sexual”.

O que isso quer dizer? E qual a importância da assessoria de comunicação política neste caso?

Escrevi um artigo a respeito. Veja!  Link na bio!
  • Ainda estamos no início de 2023, contudo, certamente, há postulantes às prefeituras e câmaras municipais que já estão decididos a colocarem seus nomes para avaliação dos eleitores nas urnas em outubro de 2024. 

E, possivelmente, você que vai se candidatar deve estar se perguntando: quando devo começar a minha campanha? A resposta é: se você ainda não começou, está atrasado!

Abordei este tema em um artigo. Confira!

Link do site na bio!
Instagram
  • Dezembro de 1995, o menino que queria ser jornalista começa a sua primeira experiência em comunicação: meus passos iniciais na rádio Difusora de Franca.

Junho de 2004, bem no último ano da faculdade, descobri uma nova área da comunicação: a comunicação política. 

Desde então, felizmente, só trabalhos e projetos exitosos em campanhas, mandatos e comunicação institucional. 

Ano passado, concluí a Pós-Graduação em MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político.

Hoje, foi a vez de iniciar uma nova experiência: compartilhar conhecimentos. Longe de ser um professor, mas foi bem bacana poder gravar as aulas dos três módulos do curso Conquistando Votos.
  • Que há muito “mi-mim-mi” no mundo atual, realmente, é fato. Contudo, relativar as ações e posturas não é o caminho mais indicado para um político. 

Na última quinta-feira, o presidente Lula concedeu entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, na Rede TV!. No dia seguinte, o Portal UOL estampou em uma de suas chamadas: “RedeTV!: Lula usa linguagem ultrapassada ao citar 'índio' e 'opção' sexual”.

O que isso quer dizer? E qual a importância da assessoria de comunicação política neste caso?

Escrevi um artigo a respeito. Veja!  Link na bio!
  • Ainda estamos no início de 2023, contudo, certamente, há postulantes às prefeituras e câmaras municipais que já estão decididos a colocarem seus nomes para avaliação dos eleitores nas urnas em outubro de 2024. 

E, possivelmente, você que vai se candidatar deve estar se perguntando: quando devo começar a minha campanha? A resposta é: se você ainda não começou, está atrasado!

Abordei este tema em um artigo. Confira!

Link do site na bio!
  • Nestas quase duas décadas de estrada, uma pergunta que muitos políticos me fazem: como vencer uma eleição e ser bem avaliado no mandato? Sempre digo que não há fórmulas “mágicas”. Os objetivos são conquistados com trabalho e profissionalismo.

Veja, quando você vai construir uma casa, você contrata arquiteto e engenheiro, para ter um projeto a seguir e uma base bem-feita. Será que você, quando está na política, está lembrando-se do “arquiteto e do engenheiro” da sua comunicação política?

Não bastar fazer. É preciso comunicar as entregas de mandato. O cidadão não é obrigado a saber o que o político fez por ele. Cabe ao mandatário levar a informação à comunidade.

Vivemos em uma sociedade heterogênea, com interesses e grupos sociais segmentados. Cada um defende a sua prioridade, independente da necessidade dos demais. A forma como o político comunica suas atividades faz toda a diferença.

Para produzir cada mensagem, um complexo trabalho de análise, planejamento e execução deve ser considerado, caso queira ter sucesso. Cuidado com os palpiteiros de plantão!

Escrevi um artigo que ajuda a refletir um pouco sobre essas questões. Leia e opine!

https://marcelofacuri.com.br/o-que-o-politico-precisa-fazer-para-ter-sucesso/
  • As eleições para o Governo do Estado de São Paulo em 2022 mostraram que o estilo de fazer campanha, definitivamente, passou a ser diferente do sempre foi adotado por políticos paulistas tradicionais. O terceiro lugar do tucano Rodrigo Garcia, que colocou fim à hegemonia de quase três décadas do PSDB em São Paulo, também pode ter sepultado o modelo tradicional de campanha eleitoral.

Rodrigo apostou na velha fórmula do uso da máquina pública, com o apoio de liderança locais e uma comunicação baseada nos meios tradicionais de massa, como o rádio e a televisão, além de uma estratégia de marketing desconectada do sentimento do eleitor e sem emoção. 

O resultado pode ser analisado por vários ângulos. Independente do caminho que a avaliação direcione, a eleição do carioca Tarcísio de Freitas mostra como a comunicação política e as estratégias de campanha mudaram completamente e refletem decisivamente nas urnas. 

No artigo "Minutos de leitura que vão salvar sua reeleição à Prefeitura", abordo alguns pontos sobre a campanha estadual, em São Paulo. 

Acesse o link para o site na bio.

https://marcelofacuri.com.br/2022/11/03/minutos-de-leitura-que-vao-salvar-sua-reeleicao-a-prefeitura/
https://www.instagram.com/marcelofacuri
Direitos Autorais 2023. Marcelo Facuri Marketing Politico e Institucional. Todos os direitos reservados. Blossom Health Coach | Developed By Blossom Themes. Powered by WordPress.Política de privacidade
Podemos ajudar?
1
WhatsApp
Podemos ajudar?
Podemos ajudar?