Ter votos suficientes para se eleger e, depois, fazer um mandato bem avaliado pela população é o objetivo de todo político, quando inicia uma campanha eleitoral. O êxito nas urnas e o sucesso na gestão (cargo executivo) ou no mandato parlamentar (cargo legislativo) irão vir com trabalho e uma comunicação eficaz que cuide, essencialmente, da reputação do mandatário ao longo do tempo.
Não bastar fazer. É preciso comunicar as entregas de mandato. O cidadão não é obrigado a saber o que o político fez por ele. Cabe ao mandatário levar a informação à comunidade. Vivemos em uma sociedade heterogênea, com interesses e grupos sociais segmentados. Cada um defende a sua prioridade, independente da necessidade dos demais. A forma como o político comunica suas atividades faz toda a diferença.
Apesar da fragmentação de interesses na sociedade, existem três perfis que os políticos devem observar: temático, ideológico e regional. A partir deles, a comunicação de mandato deve estabelecer se pautas de atuação do mandatário vão atender a quem defende a causa animal, ou às pessoas que exaltam os valores morais e a ideologia política ou se irão lutar por um bairro ou uma região específica, por exemplo.
Como fazer uma comunicação de mandato eficiente
Quando você vai construir uma casa, você contrata um arquiteto para fazer o projeto. A planta e cada detalhe do imóvel são pensados tecnicamente. Para a obra ser bem-feita e a casa não cair, você contrata um engenheiro, que fará os cálculos para a base de sustentação da residência. Na política, a lógica precisa ser a mesma: ter profissionais preparados para cuidar de cada etapa da sua comunicação, que será essencial na formação da sua reputação como executivo ou legislador.
É exatamente a sua reputação política que irá definir o sucesso do seu mandato e, depois de quatro anos, se as urnas irão responder positivamente ao seu projeto eleitoral.
O primeiro passo é identificar as suas características políticas e os anseios da sociedade em que o seu mandato está inserido. Não dá para falar de rodeio e shows, enquanto a necessidade das pessoas é por mais médicos no posto de saúde. Contudo, mesmo neste cenário, se você for um político que defende atividades culturais, fique tranquilo: há como se comunicar claramente com o seu público.
Como falo com meus eleitores?
É impossível atender aos interesses dos diversos segmentos sociais e agradar a todos, ao mesmo tempo. Falar e ter a simpatia de 100% da população, mais difícil ainda. Qual a saída? Segmentar a sua comunicação. Falar com o público de segmento de atuação. Dizer a mensagem certa, para o público certo. E lembre-se: o usuário não está na rede social para falar de política. Ele busca entretenimento e relacionamento. Quando for falar sobre sua atuação política, é preciso entregar o conteúdo de forma que o usuário crie empatia. É preciso despertar paixão nas pessoas.
Descubra seu público
Não há comunicação política eficiente sem pesquisa. É preciso estudar as interações sociais, as expectativas da comunidade, os conteúdos certos e os canais adequados para levar sua mensagem. Existem formas digitais e convencionais para extrair percepções. Para produzir cada mensagem, um complexo trabalho de análise, planejamento e execução deve ser considerado, caso queira ter sucesso.
Cuidado com os palpiteiros de plantão!
Não há fórmulas mágicas para ter êxito nas urnas e sucesso no mandato. Há trabalho e profissionalismo em busca de resultados. Se você quer trilhar pelo caminho mais eficaz, nos mande uma mensagem e entre na nossa lista de transmissão.