Quando devo começar a fazer minha campanha para prefeitura ou câmara municipal nas eleições de 2024

Quando começar a fazer campanha para eleições 2024

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Daqui a um ano e meio começa o período de convenções partidárias para as eleições municipais de 2024. É mais um passo antes do prazo oficial de campanha política. Ainda estamos no início de 2023, contudo, certamente, há postulantes às prefeituras e câmaras municipais que já estão decididos a colocarem seus nomes para avaliação dos eleitores nas urnas. E, possivelmente, você que vai se candidatar deve estar se perguntando: quando devo começar a minha campanha? A resposta é: se você ainda não começou, está atrasado!

Campanhas eleitorais não costumam custar barato. E, para quem deixa para a última hora, o custo é ainda maior. Então, a melhor solução para ter sucesso na empreitada e se eleger com pouco dinheiro está na forma como vai ser conduzido o trabalho ainda no período anterior a pré-campanha – note que ainda não falamos sobre a época em que pode ser feito o pedido explicito de voto. É essa estratégia que determina se os 45 dias campanha eleitoral, em 2024, vão terminar de maneira econômica e eficiente.

O caminho para gastar pouco financeiramente e ter resultado em uma campanha eleitoral é chegar ao período de propaganda política já com reputação do candidato construída perante o eleitor. O uso de técnicas corretas e a produção conteúdos de interesse para cada público ajudam a estabelecer uma imagem de proximidade e uma identidade do político junto à comunidade em que atua. Nem sempre o êxito está na conquista do cargo eletivo. Sair “maior” que entrou na disputa também é considerada uma vitória política importante.

A sociedade atualmente vive em um mundo fragmentado, com grupos de interesse segmentados. Há os protetores dos animais, os defensores dos valores morais da família e os líderes de bairro, por exemplo. O que interessa a um público pode não interessar ao outro. Por questão de tempo, espaço e recursos, em uma campanha eleitoral, é impossível falar com todos os eleitores. Assim, para entrar em uma disputa econômica e eficiente, é preciso que o político seja identificado como a referência de um determinado segmento social. Isso é construído através da reputação. Para estabelecer a sua marca, o político precisa, primeiro, definir em qual espectro se encontra: temático (defende uma causa), ideológico (defende valores) ou regional (defende uma região). Existem caminhos técnicos para chegar lá.

Reputação política é o caminho

Mas, se eu não falar com todos, não vou ter votos suficientes para me eleger? Certamente, se você é político deve estar com este questionamento em mente. Calma, se trabalhar adequadamente, você terá, sim, os votos que necessita. Ninguém é eleito com 100% dos votos. Mesmo nos cargos majoritários, a vitória nas urnas se dá, geralmente, por 1/3 do eleitorado, excluindo-se votos em branco, nulo, no oponente e as abstenções.

Quando um político delimita sua atuação, ele otimiza seus esforços financeiros e políticos para se comunicar com o eleitor. Sua conexão passa a ser mais eficiente. Isso, porque, para chegar à mente das pessoas, antes, a mensagem precisa tocar o coração delas. É falar aquilo que realmente interessa ao outro. Ter reputação estabelecida é ser mais efetivo, o que gera uma relação custo por voto mais econômica. Do contrário, o investimento na campanha eleitoral obrigatoriamente precisará ser alto, caso almeje a vitória eletiva ou política nas urnas, de fato.

Quando começar a reputação para economizar na campanha?

A lei eleitoral não é clara sobre o início da pré-campanha. Por prudência, considera-se 1º de janeiro do ano eleitoral – período em que passam a valer regras específicas para a divulgação de pesquisas. As convenções partidárias que definem as candidaturas, a partir de maio, podem ser outra referência. Porém, a construção da reputação política independe destas datas. Quanto mais cedo a marca do político começar a ser definida, mais forte o candidato chegará à campanha eleitoral e, consequentemente, menos dinheiro terá que investir durante a propaganda política para obter êxito. Contudo, deve-se respeitar o momento do eleitor.

Você acredita, mesmo, que o cidadão que sai de casa às cinco horas da manhã para trabalhar e sustentar os filhos esta interessado em saber se determinada pessoa será candidata nas eleições daqui a um ano e meio?! Não, é claro. O cidadão tem outras preocupações no seu dia a dia. Ainda não é o momento de falar de eleições, mas, sim, de abordar assuntos que interessem ao outro. O político pode e deve fazer isso, sempre.

Como alcançar a reputação até a eleição?

Um dos erros mais comuns de qualquer político é quer falar dele e sobre o que ele fez, em vez de dizer algo interessante para o eleitor, que está, neste momento, desinteressado de política e de campanha eleitoral. O foco deve ser a produção de um conteúdo útil para o cidadão, não para o político.

Na comunicação política, muitos não observam que as redes sociais têm duas funções específicas: entretimento e relacionamento. As pessoas não estão conectadas para “curtir” um político ou discutir eleições. Antes de tudo, é preciso criar empatia. Por exemplo, se você, atualmente, é um vereador em mandato, você não chega na borda da piscina em um clube e diz: “vamos sair da água, que vou falar da verba de tantos mil que consegui para o nosso bairro”. Na rede social, pelos menos, deveria ser a mesma lógica.

Empatia é a primeira fase. Depois, vem a motivação, que é fazer com que o sentimento de pertencimento seja despertado no eleitor. Apenas na última etapa, já com a propaganda em andamento, é que vamos falar em campanha eleitoral. Neste momento, entra a mobilização.

Para identificar, planejar e executar todos estes passos é fundamental um trabalho profissional de pesquisa, de estruturação de conteúdos e de definição de canais para disseminá-los. Em política, o eleitor não troca alguém por ninguém. Pensar nisto é decisivo para qualquer político nesta sociedade moderna em que as pessoas recebem muito mais informação fragmentada, em que a interação social é bem mais dinâmica e em que há a formação múltipla de consciência política.

Se você pretende se candidatar nas eleições 2024, não deixe para depois. Comece já a trabalhar sua reputação. Clique abaixo e nos chame no WhatsApp que podemos ajudá-lo nesta jornada.

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